segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

#OsZés

                                                Foto de Anderson Araujo 22/06/2011, Pacaembú Santos 2x1 Peñarol

"...as vitórias são importantes, os trofeus são importantes, o estádio é importante, os presidentes
são importantes, os títulos são importantes, importante são os grandes jogadores, mas tudo isso
é menos importante do que os Zés.

Os Zés são os anonimos torcedores que sentam nas arquibancadas de todo o mundo para ver o seu time, são aqueles que comem porcarias e sonham com dribles e gols.

Os Zés gostam de falar alto e de gritar, seja para xingar o juíz, pra lamentar ou para comemorar. São pessoas que transformam o time de futebol em parte de sua vida, o motivo de suas alegrias e tristezas.

Os Zés gostam de rir e de chorar. Foram os zés que juntaram suas economias para comprar o terreno da Vila Belmiro, foram os Zés que plantaram a grama nas noites de lua cheia para que ela crescesse mais rápido.

Os times de futebol só existem por causa dos Zés, eles são feitos para os Zés e pelos Zés; sem eles os estádios ficam vazios, mudos, frios, sem eles nenhum clube nasce e todos morrem.

Um time pode ter os maiores jogadores do mundo, pode ter a mais bela história de todos os tempos, mas sem os Zés ele não passaria de uma estátua fria, de uma miragem, de vento.

Mais importante que os mais importantes são os Zés e eles podem ter qualquer nome, podem ser Raimundos, Joaquins, Marias, Arnaldos, Manueis, Danieis, Anas, Carlos, Marcos, Fernandos...ou até mesmo e principalmente, Zés!"

Trecho do livro: Santos, um time dos céus de José Roberto Torero

2 comentários:

  1. Podemos ser também os Zés Lovers, amantes incondicionais desta magia chamada futebol !!!

    ResponderExcluir
  2. Nascer, viver e no Santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter...

    ResponderExcluir