segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Viva o Brasil, sil, sil!!!!


Nesta manhã, por meio do meu amigo Ronaldo Oliveira,  fui surpreendido com a notícia de que o Brasil superou o Reino Unido e se tornou a 6a. maior economia do mundo. Essa notícia foi divulgada pelos próprios anglo-saxões que confirmaram a projeção em seu Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês). A confirmação também foi divulgada em jornais como The Guardian e Daily Mail.

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2011/12/26/brasil-supera-reino-unido-e-se-torna-6-maior-economia-diz-entidade.jhtm

Alguns mais ufanistas bradam aos quatro ventos: "Esqueça a União Europeia... aqui é onde o futuro realmente está".

Eu que vivi minha infância vendo meu pai estocando comida, por causa da inflação dos anos 80, pra não ter seu salário corroído de um dia para o outro, que também vi o dinheiro do povo sendo roubado pela turma do Collor e vi a miséria do começo dos anos 90, nunca achei que viveria para ler uma notícia como essa e como tantas outras que merecem destaque neste humilde post. 
  • O Brasil paga a divida externa,
  • O Brasil empresta dinheiro ao FMI e outros países, 
  • O Brasil lidera missão de paz no Haiti, 
  • O Brasil não se abala com a crise econômica mundial,
  • O Brasil corta impostos para incentivar consumo de eletro domésticos e carros, 
  • Há emprego sobrando no país, 
  • O Brasil sediará a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, 
  • O Brasil é exemplo no combate a AIDS, 
  • O Brasil tem a medicina de referência mundial, 
  • O Brasil cria 19 milionários por dia, 
  • O futuro chegou ao Brasil!!!! Viva o Brasiiiil, sil, sil!!!! \o/
O país que só pensava em futebol, carnaval e samba entrou nos trilhos? Hummm! Será?

Como diz uma banda do cenário punk brasileiro: "Somos gigantes pela própria natureza, um presente de Deus, um povo alegre e sensual...".

E as outras notícias? Aquelas que realmente importam e que mudam a história de um país?

Não me deixo enganar por notícias como esta que nos colocam em 6o. lugar no ranking das economias mais fortes quando o caráter de nossos políticos nos colocam no topo da esperteza mundial. Não me iludo com a força de nossa economia quando isso tudo não se traduz em educação, distribuição de renda justa, mais hospitais e segurança, ou seja, mudança significativa na vida de cada cidadão. A revista Veja publicou na semana passada como matéria de capa o segredo do crescimento da China: Educação.

Você deve estar pensando: "quanto pessimismo". 

Não! Não é pessimismo, só não posso me iludir com uma notícia que pouco influencia na minha vida e na de tantos brasileiros. Não posso me conformar quando ainda leio notícias sobre exploração infantil, desmatamento descontrolado em nome do progresso, aumentos abusivos de salários de nossos nobres deputados, senadores e magistrados, enquanto nossos aposentados, que ajudaram a construir essa 6a. economia  imploram por aumento em seus míseros salários, sem falar nos impostos abusivos, na justiça lenta, nas pessoas morrendo nos corredores dos hospitais de cidades sem infra-estrutura nenhuma para existirem e, somado a tudo isso, há a falta de educação das pessoas, a transformação do caráter do brasileiro, que por anos a fio vem se moldando ao estilo "cada um por si". Sobre isto não culpo o brasileiro ser desse jeito, pois desde a vinda da corte portuguesa as terras onde se plantando tudo dá, até político sem-vergonha, o povo tupiniquim tem que se virar para sobreviver enquanto assistem seus governantes espertalhões enriquecerem ilicitamente com o seu próprio dinheiro.

Infelizmente o povo ainda não percebeu a força que tem. A máxima "cada povo tem o governante que merece" vale.

Assistimos, quase que encantados, a mobilização dos povos de outras nações cobrando seus governantes por austeridade, por mudanças significativas e que mudem o rumo das coisas, mas não conseguimos sair da nossa letargia, do nosso conforto, egoísmo e conformismo.

Falando de conformismo e para finalizar, até porque já escrevi demais, o verso da música do cenário punk, citado anteriormente, ainda continua: "...conformismo e resistência, progresso é a nossa penitência ohhhhhh! eh! oh!."

Putz! Falei!

2 comentários:

  1. Zan, vc está escrevendo cada vez melhor! Só não concordo quando vc diz que não somos influenciados por essa notícia. Creio que somos sim, pq elevando a moral da nação teremos mais força pra lutarmos por aquilo que acreditamos. O Brasil é realmente maravilhoso e nunca admiti que o pior do nosso país são as pessoas. Isso é história de político pras coisas se manterem do mesmo jeito. Acho que o tempo está chegando onde os "caras pintadas" darão novamente o ar da graça. E se formos pensar que o nosso próximo concorrente é a França, passaremos logo pro 5o lugar, e depois que venha a Alemanha, o Japão. Em breve seremos os 3os do Mundo! Heber

    ResponderExcluir
  2. Amigo Heber, obrigado pelo seu comentário. Nós somos influenciados sim, só não podemos nos iludir apenas com essas notícias boas. Acho que devemos sempre refletir no que ainda não está bom e muito da culpa disso são de nossos líderes colocados no poder por nós mesmos, sem falar, que pouco fazemos para cobrá-los. Eles nãos e assustam com nossas cobranças. Admito que eu mesmo poderia fazer a minha parte protestando além de uma tela de computador. Grande abraço amigo.

    ResponderExcluir