sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
A filosofia do erro e do amor
Foto Google Imagens
Cada um tem a sua filosofia, ou cria a sua própria, mesmo que inconscientemente.
Acredito que a filosofia de vida de uma pessoa é moldada por suas experiências, seus sofrimentos, suas alegrias e suas meditações sobre todos os fatos vividos.
Brennan Manning tem moldado um pouco meus pensamentos nos últimos meses, talvez o que escreverei seja um pouco do fruto da influência deste fenomenal escritor e pensador que consegue soprar a poeira da teologia desgastada e permitir que a graça de Deus faça o que somente ela pode fazer: maravilhar.
Hoje eu estava voltando de Indaiatuba, cidade do interior de São Paulo próximo a Campinas, quando comecei a meditar sobre um pensamento: "errar com Deus é uma prova de que eu não O amo?"
Já errei com pessoas que amo muito e a tristeza que senti era algo quase que insuportável. Por conta deste sentimento sempre levei o fardo de pensar que o fato de eu errar com elas significava que eu não as amava.
Sobre Abba. Mapeei minha memória e tentei em vão pensar em quantas vezes eu errei com Deus e quantas veze me senti triste por isso, mas triste de verdade. Ponderei se o fato de errar com Abba também significava que eu não O amava.
Percebi que a tristeza que eu sinto quando erro com meu Criador é a essência do meu sentimento por Ele. Você nunca quer magoar pessoas que você ama. Quando se ama a Deus não é diferente. Errar, errar e errar não significa que eu não O ame, isso nunca deve me afastar Dele, mas a minha tristeza, por repetidos erros, deve me levar a pensar que a essência desse sentimento é o reconhecimento que magoei quem eu amo e O amo porque Ele me amou primeiro.
Errar com as pessoas que amamos não significa que não as amamos, mas a tristeza por tê-las magoado mostra o quanto as amamos.
Pensar dessa forma me ajuda a entender e aceitar cada vez mais a Sua graça e a perceber como ela é maravilhosa
Quando magoamos as pessoas, nosso erro nos afasta delas, mas quando erramos com Abba a tristeza verdadeira nos aproxima Dele. Esse é meu paradoxo essa é a Sua graça.
"Deus não se preocupa com a minha reputação, mas com a minha salvação".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito linda esta comparação!!!!! Esta é a grande diferença de nós seres humanos e Deus... mesmo quando O magoamos Ele faz questão que nos aproximemos dEle... diferente das consequências que nossos maus atos causam a nós e às pessoas que tanto amamos...NOS AFASTAMOS...
ResponderExcluir