sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Anatomia da Dor


O famoso escritor C.S. Lewis em seu livro A Anatomia de uma Dor, onde ele conta sua fase de indignação e questionamento da fé por ter perdido sua amada esposa, escreveu:
"Você nunca tem consciência do quanto de fato acredita em alguma coisa enquanto a verdade ou a falsidade dessa coisa não se torna uma questão de vida ou morte para você. É fácil dizer que você acredita que uma corda seja forte e segura, enquanto a está usando apenas para amarrar uma caixa; mas imagine que deva dependurar-se nessa corda sobre um precipício. Será que não iria primeiro descobrir o quanto na verdade confia nela?"
Lendo este texto entendo que nossa fé em algo só é colocada a prova de verdade quando ela esta relacionada a minha sobrevivência ou morte. Fora isso, tudo não passa de ilusão.

O relacionamento com Deus às vezes é desta forma. Segui-Lo e acreditar que Deus é um Deus bom é fácil quando tudo está bem ou quando sua vida não depende disso.

Sobre a bondade de Deus, Lewis continua:
"Se a bondade de Deus não é coerente com o ato de nos ferir, então, ou Deus não é bom, ou não há Deus algum: pois na única vida que conhecemos Ele nos fere de um modo tal, além de nossos piores pavores, acima de tudo o que podemos imaginar. Se essa bondade for condizente com o ato de nos ferir, então Ele pode muito bem fazer isso depois da morte de maneira tão intolerável quanto antes dela."
"Aqueles que dizem que não devemos temer à Deus porque Ele é bom, será que nunca foram ao dentista?"
Será que estou maduro o suficiente para afirmar em um momento de angústia ou depois de passar por ela que:
"Deus certamente não estava fazendo uma experiência com minha fé nem com meu amor para provar sua qualidade. Ele já os conhecia muito bem. Eu é que não. Nesse julgamento, ele nos faz ocupar o banco dos réus, o banco das testemunhas e o assento do juiz de uma só vez. Ele sempre soube que meu templo era um castelo de cartas. A única forma de fazer-me compreender o fato foi colocá-lo abaixo."
Deus já nos conhece e conhece nossa fé. #fato. Ele não precisa provar nada para mim. 

Acredito Nele porque ao ver o Sol todas as manhãs Ele me faz ver todas as coisas, mas para que eu perceba e pondere que talvez minha fé, da forma que eu a tenho, não vale nada, Ele precisa permitir que algumas coisas aconteçam para eu abrir meus olhos e ver o quanto me equivoco sobre minhas decisões, escolhas e caminhos tomados.

A despeito de todas as coisas acredito que Deus ainda é Deus, Deus é bom e a Ele toda a glória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário